Alterando o timeOlá pessoal, recentemente precisamos aumentar uma de nossas equipes de desenvolvimento e, ao contratarmos uma nova pessoa, nos deparamos com o seguinte problema: Como integrar essa pessoa à equipe já existente e estabelecida? Esse post é a segunda parte do processo que geramos para a integração do novo membro, a primeira parte pode ser encontrada em Como incorporar um novo membro à equipe Scrum? (Parte 1).

Voltando a nossa experiência, o novo membro não conhecia sobre Scrum e conhecia parcialmente as tecnologias utilizadas no Projeto, então, como proceder? No primeiro post nós abordamos questões sobre o aprendizado da tecnologia e do processo Scrum da equipe. Nesse post iremos apresentar a forma com que "ensinamos" ao novo membro o padrão de estimativa utilzado pela equipe.

Inicialmente, precisamos entender a necessidade desse ensinamento. Uma equipe já estabelecida possui sua percepção de complexidade das histórias, se o novo membro não aprender a estimar de acordo com o padrão utilizado pela equipe, suas estimativas possuem uma grande chance de estarem diferentes das estimativas realizadas pelos outros membros da equipe e, ele não saberá argumentar a favor de sua pontuação. Devido a esses problemas, se faz necessário esse "aprendizado".

Em todas as reuniões de planejamento o novo membro foi tratado de maneira similar aos outros, ele possuía suas cartas para o planning poker e total liberdade para expor sua opinião. Ao escolhermos uma história para ser estimada, o primeiro passo foi a explicação do que deveria ser feito para o novo membro. Essa explicação foi realizada de forma que o novo membro consiga entender perfeitamente o que deve ser feito. Esse passo é necessário pois o novo membro não possuía conhecimentos sólidos sobre a tecnologia utilizada, o que foi mais um complicador para alinhar as estimativas.

Após essa explicação, os demais membros da equipe buscavam apresentar histórias similares a que será estimada para o novo membro, de forma que ele entendesse quantos pontos a equipe deu no passado para um esforço semelhante. Por fim, cada membro escolhia sua pontuação e apresentava aos demais membros. Como em todo processo de estimativa, a equipe precisa chegar a um consenso sobre o esforço, e, para esse consenso, a estimativa do novo membro não foi ignorada, se a sua estimativa fosse diferente das demais ele deveria explicar os seus motivos, assim como qualquer outro membro. Dessa forma, o novo membro era forçado a tentar defender sua estimativa, o que normalmente o levava a seguir a estimativa dada pelo restante da equipe.

Podemos perceber que a estimativa dada pelo novo membro era sempre superior a dos demais membros. Apesar desse comportamento parecer óbvio, essa estimativa não deve ser desconsiderada, é muito importante que os demais membros tentem convencer o novo membro da "estimativa correta", só assim o novo membro vai conseguir "calibrar" sua percepção de complexidade.

Hoje em dia, após o desenvolvimento de 5 sprints, podemos perceber que o novo membro já possui argumentos para defender sua estimativa, e já é capaz de identificar riscos na história que justifiquem sua estimativa e também de acertar a estimativa da história mais rapidamente.

Resumindo, "ensinar" o novo membro a estimar é fundamental para o scrum da equipe. A estimativa "errada" do novo membro nunca deve ser desconsiderada, e, após algum tempo, o novo membro será capa de calibrar sua percepção de complexidade das histórias.

E na sua equipe, existe um proceso para calibrar essa percepção de complexidade dos novos membros? Foi aplicado outro exercício? Qual sua experiência com esse tema? Não deixem de comentar…