Recentemente no meu post "Como lidar com o design no Scrum" escrevi um pouco sobre o papel do designer em um projeto que está começando. 

Neste artigo, veremos um pouco mais sobre este tipo de abordagem. Isto é, como fica a Sprint de Design quando um projeto novo está pra ser iniciado?

Um design muitas vezes, atende a vários projetos, então como fica a sprint quando um projeto que ainda não tem uma definição concreta de design inicia?

Em muitas empresas, as equipes aguardam, que o design ideal apareça espontaneamente, sem qualquer tipo de planejamento. E então, os programadores iriam fazer sua parte com o design pronto. Bem, é como na falácea do gêneo, nas artes ou nas ciências, onde o gênio se isola do mundo e então entrega o produto, a obra-prima. Mas sabemos que não é exatamente assim que funciona. 

Então o que fazer a respeito disso? Sabemos que o design ideal não aparecerá diante dos seus olhos. A obra prima não surgirá pra sua equipe de um dia para a noite.

Passamos por isso recentemente. E posso falar um pouco da experiência que passamos. Em primeiro lugar, não é só o designer que tem responsabilidades com a equipe, ou só a equipe tem responsabilidades com o designer. O que deve acontecer é uma troca conjunta de idéias. Isto é, o designer e a equipe devem trabalhar como uma rede, como um  complexo que funciona de forma sincronizada.

É importante que o designer participe das reuniões de planejamento do novo Projeto, que ele esteja a par de todos os requisitos do sistema, o designer tem que entender cada funcionalidade do sistema.

Com Scrum, trabalhamos com a entrega de pequenos releases, como já foi dito em outros posts, a sprint do Designer tem que estar sempre um pouco à frente da Sprint de Desenvolvimento, de forma que de acordo com os requisitos do sistema e da demanda da equipe de desenvolvimento. Mas no nosso caso, funcionou também, a entrega de partes do design durante a sprint, antes da sprint terminar. Claro que muitas vezes algumas idéias são reprovadas, e isso pode até afetar a velocidade da sprint, mas isso deve ser revisto cuidadosamente na reunião de revisão. Porém, é algo que pode funcionar muito bem, a sprint do Design fazer vários pequenos entregáveis durante a Sprint, e receber o feedback da Equipe de Desenvolvimento de forma imediata.

Então, o mais importante por fim, e a interação contínua da Equipe de Desenvolvimento e do designer.