Fim de ano se aproximando e nessas horas todos passamos a refletir sobre como foi o nosso ano.

     * Como agimos? E Como deveríamos ter agido?

     * Quanto cresci profissionalmente e quanto gostaria de ter crescido?

     * Quais as metas que tracei ano passado e dessas metas quais atingi e quais abandonei ao longo do ano?

     * O que desejo para o próximo ano e o que definitivamente não quero que se repita no Novo Ano?

Essas são algumas das várias perguntas que nos fazemos. Cada pessoa tem seus pontos para retrospecção, pois cada circunstância da vida leva a perguntas distintas.

Fazer essa retrospecção no fim de ano é mais do que comum. Fazemos também na data de aniversário, em momentos de dificuldades…. Mas… por que temos esse hábito? Na minha opinião é porque o que todos queremos e buscamos (conscientemente ou não) é a FELICIDADE. É ter a sensação de bem estar! E para alcançarmos esse fim é preciso constantemente revermos nossos conceitos, revermos nossos atos, revermos nossa forma de viver, para mantermos a caminhada nesse sentido.

É preciso inspecionar para adaptar!

E é preciso ter coragem de levantar todos os pontos que estão interferindo no alcance desse objetivo para, consequentemente, buscar as soluções e a estratégia a ser adotada para ser possível atingir essa meta.

E quando falamos em atingir a felicidade naquilo em que trabalhamos, estamos falando em:

  • ter o trabalho realizado e com qualidade;
  • ser produtivo;
  • atender, de fato, as reais necessidades de nossos clientes;
  • evitar trabalho disperdiçado;
  • aprender e evoluir profissionalmente;
  • cooperar, trabalhando em equipe;
  • dentre vários outros pontos.

E para alcançar esses objetivos, trabalhar com metodologias ágeis (no nosso caso usamos o Scrum) é o que tem permitido o sucesso em nossos projetos. Iterações curtas nos permite inspecionar e adaptar com uma frequência tal que nos permite manter o foco em nossas metas e objetivos, adaptando sempre que preciso em busca da melhoria do processo de trabalho.

E falando em retrospectiva…. Vamos falar um pouco do nosso blog.

Retrospetiva do Blog ScrumHalf em 2011

1. Vocês devem ter percebido que agora temos vários autores participando no preparo de conteúdo para o blog. Todos somos da equipe da GPE e todos estamos empenhados em levar a vocês o que aprendemos, praticamos e estamos experimentando para que vocês também sejam cada vez mais ágeis no desenvolvimento de seus projetos.

2. O ritmo de nossas publicações aumentou e tem sido cada vez mais frequente. Estamos trabalhando para mantermos o ritmo das publicações nas 2as, 4as e 6as. Quem sabe em 2012 não aumentamos esse ritmo!

3. Esse ano trouxemos também uma nova categoria de posts, onde abordamos técnicas e ferramentas ágeis com o objetivo de trazer dicas de como agilizar o seu trabalho de desenvolvimento de software. Dos posts dessa nova categoria os mais lidos foram:

4. E para finalizar, não podemos deixar de agradecer a você pelo sucesso do nosso blog nesse ano, onde tivemos mais de 27mil acessos. E dos posts mais acessados listo abaixo os 5 tops desse ano:

1. CHAOS Report: Métodos Ágeis Aumentam Taxa de Sucesso em Projetos

2. Scrum em 5 minutos ou menos

3. Incertezas nos pontos de Histórias

4. O primeiro Planning Poker

5. Estimativas: Que unidade usar?

Não deixem de nos acompanhar no próximo Ano. Estamos preparando muitas novidades para você.

Nosso objetivo é atender você com agilidade e proporcionar material suficiente para auxiliar a todos no trabalho com metodologias ágeis.

Em nome da Equipe ScrumHalf, desejo a todos um Feliz 2012!