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O Primeiro Planning Poker

Postado em 29 de Abril de 2011 por Ester Lima de Campos, M.Sc., CSP, CSPO e CSM.

Início de projeto Scrum.

O Product Backlog já contém algumas histórias.

É chegada a hora de iniciarmos a sprint. Mas ainda resta estimar as histórias, para ser planejada a primeira sprint. Como pontuar as primeiras histórias?

A seguir apresentamos a métrica que utilizamos desde o início de nossos projetos.

Primeiras dicas:

1a. Utilizamos para pontuar as histórias o baralho do planning poker, que contém a seguinte numeração:  0, 1/2, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100  e ?

2a. Desse baralho selecionamos os seguintes pontos para uso nas estimativas: 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40 e 100. Ou seja, não trabalhamos no primeiro planning poker do projeto com os pontos 0, 1 e 1/2. Por quê? Por que a prática nos mostrou que ao longo do desenvolvimento sempre haverá histórias mais simples que a estimada com 2 pontos, como por exemplo: o acerto de um bug de layout, a troca de um label ou mesmo a troca de um botão da interface.

3a. Definimos para histórias em que algum membro da equipe não alcance a compreensão do que é para ser implementado, que estas deverão ser pontuadas com "?". Com a interrogação estamos informando que é preciso interagir mais com o PO para que seja melhor explicado o que deve ser implementado.

4a. Definimos que o máximo ponto da escala (100) será utilizado para representar no Product Backlog que a história é na verdade um épico e precisa ser melhor trabalhada pelo PO, provavelmente sendo dividida em histórias menores, que caberão em uma sprint.

Dadas as primeiras dicas, vamos ver como procedemos para estimar as histórias utilizando pontos como medida de esforço.

Procedimento Planning Poker:

1. A equipe em conjunto lê a descrição de todas as histórias do Product Backlog para ter uma visão geral do que deverá ser estimado.

2. Das histórias do Product Backlog, a equipe seleciona a que julga ser a mais simples de todas, isto é, a que demandará menos esforço para implementação. Para essa história a estimativa será de 2 pontos, que é o menor ponto do baralho selecionado para esse primeiro planning poker.

3. Pronto! Essa história será a história guia do processo de estimativas. Ela servirá como referência para as estimativas das demais.

4. Agora, seguindo a ordem apresentada no Product Backlog, cada história é relida e pontuada, tomando-se a  história guia como referência. Ressaltamos que uma história que demande um esforço maior que a  história guia não necessariamente será pontuada com o valor seguinte na escala de pontos. O esforço deve ser pontuado seguindo uma proporção ao esforço que foi definido para a história guia. Nesse caso pode ser que a história receba como estimativa 8 pontos, por exemplo, ao invés de 3, que é o ponto seguinte na escala em uso.

A "proporção" citada não é absoluta ou matemática. Isso é somente uma estimativa, baseada no que os profissionais entendem que será necessário para executar o trabalho. Não espere que a sua equipe seja muito precisa ou acerte tudo de primeira. Ao longo de poucas sprints eles se acostumarão com a técnica e se tornarão craques em estimativas ágeis.

Agora que temos o Product Backlog com as histórias pontuadas, já podemos planejar a primeira sprint do projeto. Semana que vem apresentaremos como fazemos a primeira reunião de planejamento da sprint. Não deixe de nos acompanhar!


Lembramos também que essa é a métrica que utilizamos para estimar nossas histórias, tal métrica pode ser adaptada para melhor uso em seu projeto.

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Publicado em Scrum, Técnicas ágeis | Tags: Equipe, Esforço, Estimativa, Planning Poker, Pontos de História, Product Backlog, Scrum, ScrumHalf, Story Point | 5 Comentários
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5 thoughts on “O Primeiro Planning Poker”

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  5. Xexéo diz:
    29 de Abril de 2011 às 12:32

    Na primeira vez é legal fazer um treinamento antes. Aplicar o conceito para ver quanto tempo se levaria para ler 8 itens entre revistas e livros foi um exercício ótimo do curso de Scrum.

    Responder

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